Sobre a Cia da Insônia

Embora tenha teoricamente encerrado suas atividades em 2011 - data da última apresentação pública, no SESC São Carlos, da peça Jogos de Assoprar, a Cia da Insônia é um coletivo de ideias e memórias de várias pessoas que passaram pelo grupo. Inicialmente, tratava-se de experimentações e improvisações de 3 estudantes de Imagem e Som, curso de Audiovisual da UFSCar, na cidade de São Carlos. A estes três primeiros malucos, juntaram-se outros, e o trio de atores órfãos foi promovida a grupo de teatro, com direito a direção, designer, assistente de produção. No meio desta festa do pijama, surgiram ideias que não podiam ficar guardadas apenas nas salas de uma casa antiga no centro de São Carlos (a primeira e saudosa sede do Instituto Janela Aberta). Destas primeiras improvisações, surgiu "A Santa", performance sobre uma menina que sonha que é santa e vê sua pureza entrar em conflito com suas características humanas; apresentada em diversos eventos universitários. 


A vontade do grupo naquele momento era aprofundar-se no universo do sono, do dormir, de não dormir, do sonhar e do despertar. Também havia o desejo de lapidar este primeiro trabalho, ao mesmo tempo em que acontecia uma formação não-formal destes atores estudantes de cinema, por meio principalmente de estudos e do trabalho em sala. Havia uma necessidade óbvia de orientação cênica, e para isso o grupo convida então a diretora Thaíse Nardim. E para manter um profissional que orientasse e dirigisse o grupo, surgiu a necessidade de fomento, um amadurecimento da produção, que veio com a participação no Primeiro Edital do Fundo Municipal de Cultura, com o qual o grupo foi contemplado. 


Apesar de aprovado, ocorre um atraso de liberação da verba deste edital, muito por conta de ser o primeiro, e o grupo não pode começar uma nova montagem, e o grupo resolve participar de outro edital, Contato Universitário, um projeto do 3° CONTATO - Festival Multimídia, para a realização da instalação multimídia "Imaginário da Insônia", que materializa a pesquisa do grupo sobre o universo do dormir com performances e ocupação plástica da sede do Instituto Janela Aberta, em outubro de 2009.


Em 2010, finalmente contemplado pelo 1° Edital do Fundo Municipal de Cultura de São Carlos, o grupo estreou a peça "Jogos de Assoprar", com direção de Thaíse Nardim, em junho de 2010.