Imaginário da Insônia

Contemplada no edital "Contato Universitário" do 3º Festival Contato, a Cia da Insônia (São Carlos/SP) faz um mergulho no ambiente do sono, dos sonhos e do inconsciente, temas recorrentes nas produções do grupo. A idéia da instalação surgiu de questões pertinentes ao tema do sono que só poderiam ser formalizadas numa instalação multimídia que experimentasse diferentes linguagens. A concepção partiu também da vontade de abrir o processo de pesquisa , com oportunidades de interação e troca com o público visitante, democratizando o processo de criação, e criando um prólogo do seu próximo trabalho.

O imaginário do grupo destacou quatro estados do universo do "dormir": sonolência, insônia, sonho e despertar. Cada ambiente da instalação procura representar um desses estados, materializados em imagens, objetos e performances. Ao transitar por esses ambientes, os espectadores/visitantes são convidados a interagir com representações do inconsciente e signos criados durante os ensaios, além de compartilhar suas impressões pessoais sobre seu sono, sua insônia, seus sonhos. Toda e qualquer atuação do público na instalação, interagindo com os performers e deixando contribuições, tem potencial para re-alimentar o Imaginário da Insônia.

Ficha técnica
Criação e Produção: Cia da Insônia
Anna Kuhl, Laura Teixeira, Mauricio Zattoni, Matheus Chiaratti, Sami Makino e Aline Zanardi

Agradecimentos:
Thaíse Nardim, Thiago Rigoino, Fernando Itu, Verônica Ramalho, D2, Cobra, Estela, Felipe Stucchi, Letícia, Mayara, Aldo, Roger, Yasmin Bidin, Ana Caroline, Eduardo, Juliana, Gabi, Matheus Cury, Mel, Pedrão, Wendy

Apoio: Instituto Cultural Janela Aberta
Realização: 3º Festival Contato - Contato Universitário
Imagens no Flickr

----